"FreeRight2Write"

A Liberdade de escrita, de temas e conteúdos é a pedra de toque deste blog. Desta forma, pretendo que os assuntos aqui expostos sejam comentados livremente, da mesma forma como serão escritos.

Nome:
Localização: Porto, Portugal

07 novembro, 2006

Uma Tequilla em memória de Pancho Villa



Hoje é dia de eleições nos Estados Unidos, por isso lembrei-me de fazer uma singela homenagem, ao único homem que foi capaz de invadir os Estados Unidos. Não que seja a favor de invasões e muito menos guerras, mas Pancho Villa, o robin dos bosques da revolução mexicana do ínicio de séc. XX teve o arrojo de incomodar o grande monstro, ainda que por pouco tempo.
Talvez se uma boa parte dos americanos tivessem consciência do que é ser invadido, talvez o Mundo hoje fosse bem diferente e talvez pensassem duas vezes ou mais, antes de invadirem outros países, sob que pretexto fosse e talvez conseguissem reflectir e aceitar que o "modus vivendi" americano é apenas o deles, com coisas boas e más e que se não impusessem forçosamente o seu modo de vida e suas crenças, por acharem que é o mais correcto e evoluído, o Mundo sería certamente um lugar bom de viver, ou será que o que acabei de afirmar é contranatura humana?


Biografia de Pancho Villa

Pancho Villa, pseudônimo de José Doroteo Arango, San Juan dei Rio, México, 1887 - Parral, México, 1927, foi um dos mais conhecidos generais da Revolução Mexicana.

Aos 16 anos, teria matado um rico fazendeiro, e para fugir das perseguições da justiça, se alista no exército mexicano, como chefe de guarnição, em 1910, apoia Francisco Madero no combate a ditadura controlada por Porfirio Díaz.

Um ano após, no mês de Maio, Pancho é exilado e Madero assume o governo.

Em 1912, o general Victoriano Huerta, que deporia e substituiria Francisco Madero, condena Pancho Villa à morte por insubordinação.

Ele consegue se refugiar para os Estados Unidos com a ajuda de Madero. Após a morte de Madero e a instauração de uma ditadura no México por Huerta, Pancho Villa retorna ao México para integrar as forças de Venustiano Carranza, opositor do ditador.

Com seu pessoal espalhado por todo o México, Pancho Villa, Venustiano Carranza, Álvaro Obregón e Emiliano Zapata unem-se num exército que combatiam a ditadura em uma guerra civil.

Pancho recebe o comando da cavalaria com mais de 40 mil homens, que foi decisivo para derrubar o regime de Huerta. Carranza assume o poder, mas Pancho Villa retorna a luta armada, após ter se desentendido com o novo governante.

Assim, Pancho controla o norte do país. O governo mexicano convoca uma força expedicionária norte-americana para capturar o revolucionário, mas Pancho escapa. Com a deposição de Venustiano Carranza, Pancho se torna fazendeiro no interior do país.

Ele se casa várias vezes, tendo filhos com oito mulheres. Em 1923, ele é assassinado numa emboscada.

in http://pt.wikipedia.org/wiki/Pancho_Villa


O ataque a Columbus

Villa conduziu sua gente a um grande assalto contra Columbus. Esta era uma cidadezinha situada no Novo México e que abrigava, nas suas proximidades, um forte de cavalaria em Camp Furlong, com uns 350 milicianos.

Na madrugada do dia 9 de março de 1916, uma tropa de villistas, uns 500 homens montados, tendo à frente o próprio caudilho, tomou o forte, pego de surpresa. Em seguida, em foi à cidade saqueando-a e pondo fogo nela, permanecendo aí por cinco horas.

No estampido do ataque,os americanos queimaram os corpos de 70 á 75 mexicanos mortos no ataque.

No dia seguinte, as manchetes dos jornais norte-americanos estamparam com estardalhaço o acontecimento. Villa havia sido o primeiro mexicano em toda a história a invadir os Estados Unidos. Foi um pandemônio. Desta vez o presidente Wilson não contemporizou. Columbus mesmo tornou-se a base de onde partiu a expedição punitiva.

in http://pt.wikipedia.org/wiki/Pancho_Villa#O_ataque_a_Columbus


2 Comments:

Blogger Ana Ribeiro said...

Viva o México!

Parabéns Sr. Miguel, pelo blog. Se quiser vá visitando os meus...

www.lomomania.blogspot.com
www.manualcontracronometro.blogspot.com

10 novembro, 2006 15:55  
Blogger rukia said...

sr. miguel:
muito gosto do sr. pancho villa
respeitosamente,
sempre sua
lol
rukia

10 abril, 2007 16:10  

Enviar um comentário

<< Home