"FreeRight2Write"

A Liberdade de escrita, de temas e conteúdos é a pedra de toque deste blog. Desta forma, pretendo que os assuntos aqui expostos sejam comentados livremente, da mesma forma como serão escritos.

Nome:
Localização: Porto, Portugal

27 setembro, 2006

Funeral virtual de uma Personagem Real





Quem não tem conhecimento por andar distraído ou não ter conhecimento por não querer saber, há jogos online que por serem tão fantásticos visualmente e apelativos em termos de motivo de jogo, colam literalmente pessoas ao monitor a jogar horas intermináveis. Tão só o motivo de jogo os atrai, os jogadores, por considerarem não estar sozinhos mas sim em comunidade porque estão ligadas em tempo real no jogo a milhares ou a milhões de outras pessoas de todo o mundo, justificam a si próprios também o facto de passarem tantas horas a jogar.

Ano passado num jogo praticado por de 6 milhões de pessoas o World of War Craft, uma adolescente chinesa, passou dias inteiros a jogar sem parar, resultado, morreu. Embora não me tivesse ocorrido a verdade é que não me surpreende. Eu já tive a oportunidade de assistir um amigo meu a jogar, horas a fio sem parar e eu assisti sem parar também, daí ter degustado o perigo da dependência deste tipo de jogos. Cabe a cada um defender-se de si próprio, de não se deixar envolver pelo jogo, seja ele qual for e ter a noção que muitas horas a jogar, em frente a um monitor provoca muito cansaço mental e por isso prejudica outras actividades normais no dia-a-dia, na vida de qualquer pessoa.

A novidade, pelo menos para mim porque só soube este mês, andava distraído, é que pela primeira vez na História do Mundo (que eu saiba), em finais do ano passado, realizou-se um funeral virtual da 'Snowly', o nome usado pela adolescente na personagem que adoptou no jogo. Os amigos virtuais chineses juntaram-se e prestaram-lhe uma homenagem.
A imagem acima, que dizem ser a única e avaliar no que pesquisei na net, quase posso confirmar, ilustra bem o momento, em que os colegas de jogo que provavelmente ela nunca chegou a conhecer pessoalmente, se reuniram para prestarem-se ao culto do rito devido ao falecimento de 'Snowly' em ambiente virtual, ou seja, dentro do próprio jogo.
Há algo aqui de louvar, cada um tem a liberdade para se deixar envolver, seja lá com que jogo for, perder inclusivé capacidades relacionais, tidas como básicas na educação de qualquer ser humano, mas é bom saber, ainda que do outro lado do Mundo e mesmos os viciados em jogos, os 'neirds' não tenham perdido a capacidade de sentir e de ser solidários com os outros, mesmo que nunca tenham estado com ela pessoalmente, têm a consciência de que ela existiu, como ser humano e não apenas personagem do jogo.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

eu acho um absurdo,e gostaria de saber o que fazer pra o meu filho para de jogar.

13 junho, 2009 00:49  

Enviar um comentário

<< Home